Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Projeto garante guarda provisória ou definitiva para mais de 80% das crianças acolhidas no Abrigo Crisálida

    O Abrigo Municipal 'Crisálida', na cidade de Barra do Garças, encerrará o ano com apenas três adolescentes acolhidos na instituição. Nesta segunda-feira (10.12), durante a quarta Audiência Concentrada realizada pelo Ministério Público Estadual e Poder Judiciário, mais sete crianças que viviam no local obtiveram guarda provisória e/ou definitiva junto a um ambiente familiar. No início do ano, a referida instituição contava com 25 crianças abrigadas.

    Em virtude destas audiências e do projeto 'Barra Solidária', que é desenvolvido no município, muitas crianças acolhidas tiveram a oportunidade de retornar a um convívio familiar, onde a relação está calcada pelo afeto, diferentemente do que sucede em uma instituição de acolhimento, destacou o promotor de Justiça Mauro Poderoso de Souza

    Segundo ele, além do Ministério Público e do Poder Judiciário, a iniciativa conta com a participação da Defensoria Pública, de técnicos especializados do Fórum e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Com o projeto Barra Solidária, as audiências concentradas realizadas nas instituições sociais, exigidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), passaram a ser pautadas não apenas por questões judiciais, mas também por atividades extraprocessuais como atendimento psicológico, entre outras, afirmou o promotor de Justiça.

    Ele explicou que o projeto busca garantir o envolvimento e sensibilização da sociedade em relação ao abandono efetivo de crianças e adolescentes que vivem nos abrigos. Esta ação solidária surgiu em razão da preocupação na forma 'impessoal' que eventualmente seriam tratadas as audiências concentradas, principalmente porque em Barra do Garças existem inúmeras institucionalizações de crianças e adolescentes. A finalidade é conceder a cada criança a oportunidade de voltar para casa ou ser adotada por uma outra família, disse.

    Conforme o promotor de Justiça, o projeto oferece aos adolescentes e crianças abrigadas o atendimento de diversas necessidades e possibilita à sociedade civil organizada a participação solidária na busca de soluções para um problema que atinge a base de sustentação da própria sociedade, que é a desagregação familiar. Enfim, queremos que as crianças abrigadas se sintam amparadas e atendidas pela sociedade, afirmou.

    Na primeira Audiência Concentrada realizada em Barra do Garças existiam 25 crianças abrigadas no 'Crisálida'. Hoje, são apenas três.

    • Publicações5272
    • Seguidores41
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações209
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-garante-guarda-provisoria-ou-definitiva-para-mais-de-80-das-criancas-acolhidas-no-abrigo-crisalida/100237557

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)