Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Liminar concedida ao MPE determina reabertura de escola rural

    O Ministério Público do Estado de Mato Grosso obteve liminar em recurso de agravo de instrumento interposto no Tribunal de Justiça que determina o restabelecimento imediato das atividades escolares da unidade de ensino rural Nossa Senhora da Paciência, no município de Peixoto de Azevedo. A liminar determina, ainda, que a administração municipal deverá manter a estrutura física e profissionais em número adequado para permitir a regular continuidade das atividades.

    No recurso, o MPE argumenta que a referida escola foi fechada no início do ano e os alunos matriculados tiveram que ser remanejados para outras duas unidades escolares, distantes vários quilômetros da comunidade onde os estudantes residem. Para piorar ainda mais a situação, as estradas utilizadas pelo transporte escolar não apresentam as mínimas condições de trafegabilidade.

    “Os alunos têm sido submetidos a situações que colocam em risco a preservação da integridade física e vida, pois se deslocam por diversos quilômetros de distância em ônibus escolares precários e em estradas sem as mínimas condições de trafegabilidade. Muitos alunos acabaram deixando de frequentar a unidade escolar para a qual foram remanejados, em virtude do risco durante o trajeto e estão sendo privados de ter acesso à educação”, ressaltou a promotora de Justiça Daniele Crema da Rocha.

    Outro ponto apresentado no recurso diz respeito à ausência de elaboração prévia de estudos e pareceres técnicos por parte do município sobre a viabilidade socioeconômica da manutenção da escola que foi fechada sem a elaboração de prévio diagnóstico do impacto da ação e manifestação da comunidade escolar, em ofensa ao disposto no art. 28, parágrafo único, da Lei 9394/96.

    Na liminar, o desembargador José Zuquim Nogueira destaca que “o fechamento da escola rural, nas condições que o foram, é um ato administrativo que atenta frontalmente a Lei de Diretrizes e Base da Educação (LDB), além de vulnerar o princípio da dignidade humana das crianças que necessitam da educação naquela região”.

    • Publicações5272
    • Seguidores41
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações129
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/liminar-concedida-ao-mpe-determina-reabertura-de-escola-rural/375344258

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)