Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Campanha Nacional visa diminuir casos de violência contra a mulher no Brasil

    A Coordenadora das Promotorias de Justiça de Combate à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Cuiabá e coordenadora da Comissão Permanente de Promotores de Violência Doméstica (Copevid),Lindinalva Rodrigues Dalla Costa, está na data de hoje (07/08), em Brasília representando o Conselho Nacional de Procuradores-Gerais na solenidade de lançamento da campanha nacional "Compromisso e Atitude pela Lei Maria da Penha A Lei é mais forte. O objetivo é dar celeridade aos julgamentos dos casos e mobilizar a sociedade brasileira para o enfrentamento da violência contra as mulheres.

    A apresentação da campanha marcou o início da mobilização que percorrerá as cinco regiões brasileiras, tendo como sede os Estados com altos índices de assassinatos de mulheres, conforme verificado no Mapa da Violência. São eles: Alagoas, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Pará e Paraná.

    De acordo com a promotora os crimes de violência contra as mulheres receberam hoje em Brasília uma resposta do poder público contra a impunidade.Governo Federal e sistema da Justiça estão unindo esforços por meio da campanha para dar celeridade aos julgamentos dos casos e mobilizar a sociedade brasileira para o enfrentamento da violência praticada contra as mulheres brasileiras, destacou.

    A ação reúne o Ministério da Justiça, por meio da Secretaria de Reforma do Judiciário, o Conselho Nacional de Justiça, o Conselho Nacional do Ministério Público, o Colégio Permanente de Presidentes de Tribunais de Justiça, o Conselho Nacional dos Procuradores Gerais, Ministério Público dos Estados e da União e o Conselho Nacional de Defensores Públicos Gerais.

    O ato de lançamento da campanha contou com a presença da ministra Eleonora Menicucci, da SPM; do ministro José Eduardo Cardozo, do Ministério da Justiça; ministra de direitos humanos Maria do Rosário; ministra da igualdade racial Luiza Bairros, da cultura Maria Buarque de Hollanda, entre outras autoridades.

    Durante o evento a ministra da Secretaria de Políticas para Mulheres, Eleonora Menicucci, afirmou que"A Lei Maria da Penha é resultado do compromisso do Estado brasileiro para a prevenção da violência e punição dos agressores. É necessário frear o aumento dos casos e a crueldade com que eles acontecem. É inaceitável que as mulheres morram ou sejam vítimas de agressões em qualquer etapa de suas vidas, num Estado democrático e de direito, a lei é mais forte. E os direitos das mulheres estão acima de qualquer sensação de impunidade,declarou a ministra.

    Representando o CNPG na solenidade, Lindinalva Rodrigues também coordena as ações do Ministério Público na campanha. Para a promotora, "o Ministério Público sempre lutou pela igualdade de gênero e paz nas famílias, possuindo no CNPG/GNDH uma Comissão Permanente de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.

    Ela destaca que no trabalho que vem realizando pela Copevid tem acompanhado constantemente a luta dos promotores de Justiça da violência doméstica para garantir os direitos humanos das mulheres. Sei que vamos sensibilizar e conseguir a adesão dos representantes do Ministério Público de todo o Brasil. Resguardar as mulheres da violência doméstica é garantir a dignidade da pessoa humana e proteger à família na pessoa de cada um dos que a integram, aplicando mecanismos para coibir a violência no âmbito de suas relações, conforme preceitua a nossa Constituição Federal (Art. 226 § 8º) e garante a Lei Maria da Penha".

    Conheça as fases da Campanha -

    A primeira fase da campanha"Compromisso e Atitude pela Lei Maria da Penha - A lei é mais forte", terá veiculação de filme publicitário em emissoras de TV aberta, com mídia gratuita, e segmentadas, anúncio em portais de internet e ação em redes sociais. Saiba mais no portal www.brasil.gov.br/compromissoeatitude

    A segunda fase está programada para acontecer em 24 de agosto, com o início dos seminários regionais, e ações de comunicação destinadas a operadoras e operadores de direito e Justiça. Na ocasião, será lançado o Portal Compromisso e Atitude, que será um espaço para operadoras e operadores de direito e justiça, instrumento para o trabalho e fonte segura de dados, doutrinas e jurisprudências.

    • Publicações5272
    • Seguidores41
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações18
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/campanha-nacional-visa-diminuir-casos-de-violencia-contra-a-mulher-no-brasil/100022975

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)