Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPE obtém liminar que garante afastamento de vereador do cargo de presidente da Câmara Municipal

    O Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio da Promotoria de Justiça da Comarca de Barra do Bugres, obteve no dia 03/12, uma liminar que determina o afastamento do vereador Ari Cândido Batista do cargo de presidente da Câmara Municipal de Nova Olímpia. A decisão foi proferida em ação civil pública proposta pelo MP contra o parlamentar por ato de improbidade administrativa.

    De acordo com a decisão, além de indícios, há fortes indicativos de que o vereador utilizou-se de veículo oficial da Câmara Municipal para fins particulares. Um boletim de ocorrência feito pela Polícia Militar e declarações de testemunhas demonstram que o carro foi usado pelo vereador no dia 16 de outubro para se dirigir até um 'cassino' localizado nos fundos de um bar, na Avenida Mato Grosso, em Cuiabá.

    O afastamento do vereador do cargo de presidente do Poder Legislativo, segundo o Judiciário, tem como objetivo garantir o bom andamento da instrução processual. É fato incontestável que, na posse de seu cargo, o réu Ari exerce notória influência não apenas sobre testemunhas, como também detém livre acesso a documentos relevantes encontrados nas dependências da Câmara Municipal, destacou em sua decisão, o juiz André Maurício Lopes Prioli.

    Acrescentou também que diante das provas anexadas ao processo, a manutenção do referido vereador como representante máximo da Câmara Municipal de Nova Olímpia ofende a moralidade pública e abala a confiança social no Poder Legislativo local.

    Segundo o promotor de Justiça Rinaldo Ribeiro de Almeida Segundo, existe uma outra ação civil pública proposta pelo MP contra o referido parlamentar por ele ter utilizado veículo oficial para ir até a Festa do Peão de Barretos, no Estado de São Paulo. O fato aconteceu em 2006.

    • Publicações5272
    • Seguidores41
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações247
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpe-obtem-liminar-que-garante-afastamento-de-vereador-do-cargo-de-presidente-da-camara-municipal/2033942

    Informações relacionadas

    Evinis Talon, Advogado
    Artigoshá 6 anos

    Quando devem ser juntados os documentos no processo penal?

    Tribunal de Justiça do Ceará
    Notíciashá 14 anos

    Juiz determina afastamento de presidente da Câmara Municipal de Icó

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)