Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Comissão Nacional rejeita Zoneamento de Mato Grosso

    Composta por representantes de 14 Ministérios, incluindo o de Meio Ambiente, a Comissão Coordenadora do Zoneamento Ecológico-Econômico do Território Nacional (CCZEE) rejeitou o Zoneamento Socioeconômico-Ecológico (ZEE) de Mato Grosso. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (29.03), durante reunião realizada em Brasília.

    Segundo os integrantes da Comissão, vários critérios contidos no decreto federal nº 4.297/2002 e nas Diretrizes Metodológicas para o ZEE do Brasil não foram contemplados na Lei Estadual 9.523/2011, que dispõe sobre o zoneamento de Mato Grosso. O reconhecimento do Zoneamento, perante à União, somente será concretizado caso o Governo do Estado promova uma série de alterações e complementações na referida lei.

    Além de questionamentos de ordem jurídica, a Lei estadual também apresentou falhas relacionadas à falta de convergência do ZEE/MT com o Macrozoneamento Ecológico-Econômico da Amazônia Legal; ausência do referendo da Comissão Estadual do ZEE à versão do zoneamento aprovada; falta de clareza sobre os critérios empregados para delimitação das zonas que integram o ZEE; entre outras irregularidades.

    De acordo com informações da Gerência de Zoneamento Ecológico- Econômico da CCZEE, nesta semana será encaminhado ao Governo do Estado a sistematização dos principais pontos discutidos durante a reunião realizada em Brasília. O grupo também se colocou à disposição para orientar o planejamento e a implementação dos programas, planos e políticas que têm o território de Mato Grosso como área de abrangência.

    A Comissão Coordenadora do Zoneamento Ecológico-Econômico do Território Nacional tem como atribuições reconhecer os ZEEs estaduais, para uniformizá-los e compatibilizá-los com as políticas públicas federais, e analisar a indicação de redução da reserva legal, para fins de recomposição, feita pelo zoneamento, de acordo com o disposto no artigo 16, § 5º, I, da lei federal nº 4.771/1965 (Código Florestal).

    AÇAO MPE : Na semana passada, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso, por meio do desembargador Luiz Carlos da Costa, negou recurso interposto pelo Estado e manteve a decisão, proferida em ação civil pública proposta pelo Ministério Público Estadual, que garante a suspensão dos efeitos dos dispositivos da Lei Estadual 9.523/2011, que tratam especificamente do Zoneamento de MT.

    Na ação, o MPE sustentou que os estudos técnicos que subsidiaram a elaboração do zoneamento, inserido na referida lei, são inconsistentes, apresentam erros metodológicos e não atendem as normas procedimentais previstas no Decreto Federal 4.297/2002, que orienta os zoneamentos no Brasil.

    De acordo com o promotor de Justiça Domingos Sávio de Barros Arruda, como a metodologia aplicada foi inadequada, o zoneamento não se baseou nas potencialidades e fragilidades, descaracterizou as categorias e zonas e definiu indicações de uso impróprias à vocação natural. Foi constatado que as áreas de conservação e recuperação dos recursos hídricos foram reduzidas em 81,95% e as áreas protegidas em 85,20%.

    • Publicações5272
    • Seguidores41
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações500
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comissao-nacional-rejeita-zoneamento-de-mato-grosso/3075748

    Informações relacionadas

    Letícia Neves, Advogado
    Artigoshá 3 anos

    Quantos tipos de cartórios existem e para que servem?

    Gabriela Colhado de Andrade, Advogado
    Artigosano passado

    Efeitos da averbação do contrato de locação em cartório de registro imobiliário

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)