Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Justiça bloqueia R$ 132 mil do Estado para aquisição de cadeiras de rodas, próteses e órteses

    Clique Aqui para Ampliar A Justiça acolheu requerimento do Ministério Público do Estado de Mato Grosso e determinou o bloqueio e sequestro da quantia de R$ 132 mil das contas do Fundo Estadual de Saúde para aquisição de cadeiras de rodas, aparelhos auditivos, próteses e órteses para pacientes do município de Lucas do Rio Verde. A medida foi adotada em virtude do descumprimento da ordem judicial expedida pela 6.ª Vara Cível do município, em 15 de janeiro deste ano, que havia fixado prazo para o Estado promover a entrega desses equipamentos aos pacientes da rede pública de saúde.

    Na ação, o Ministério Público destacou que, durante as investigações, foi identificado 52 pacientes, em sua maioria idosos, crianças e pessoas com deficiência, que haviam solicitado administrativamente junto aos órgãos da Secretaria Estadual de Saúde e estavam aguardando, em alguns casos, a patamares superiores a 19 meses, sem perspectiva de atendimento. Enfatizou, ainda, que a demora excessiva fragiliza a vida desses pacientes que necessitam dos equipamentos para melhorar sua qualidade de vida, sua integração social, minorando a dependência e ampliando suas potencialidades laborativas e atividades de vida diária.

    Além de resguardar o direito dos pacientes citados na ação, a medida judicial proposta pela 2ª Promotoria de Justiça Cível de Lucas do Rio Verde também assegurou provimento judicial que obrigou o Estado a promover a entrega, havendo deferimento de processos de solicitação administrativa de órteses, próteses e meios alternativos de locomoção, aos usuários do município, no prazo máximo de 60 dias, conforme diretrizes preconizadas na resolução CIB n.º 009/2002.

    No âmbito do Sistema Único de Saúde, o Estado de Mato Grosso criou e mantém dentro de sua estrutura o Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Correa (Cridac), órgão habilitado como centro especializado em reabilitação (física, auditiva e intelectual) e oficina ortopédica pelo Ministério de Saúde. O órgão é referência para todos os municípios mato-grossenses nas concessões de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção (cadeiras de rodas, cadeiras de banho, muletas, andadores, etc).
    • Publicações5272
    • Seguidores41
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações48
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-bloqueia-r-132-mil-do-estado-para-aquisicao-de-cadeiras-de-rodas-proteses-e-orteses/326468155

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)