Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MP/MT firma parceria com Ministério da Justiça para implantação de Laboratório de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro

    Clique Aqui para Ampliar Um termo de cooperação técnica firmado entre a Procuradoria Geral de Justiça e o Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Justiça e Cidadania, subsidiará a implantação e o funcionamento de um Laboratório de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro no âmbito do Ministério Público do Estado de Mato Grosso. A finalidade é propiciar apoio às atividades finalísticas do Ministério Público no tocante à recuperação de ativos. O MP/MT também passará a integrar a Rede Nacional de Laboratórios contra Lavagem de Dinheiro (Rede-Lab).

    “Esta parceria possibilitará o fortalecimento e a construção colaborativa de uma sistemática que dará maior eficácia na recuperação de ativos e no combate à fraude, à corrupção e à lavagem de dinheiro, no âmbito civil e administrativo. Além da articulação de esforços, a cooperação técnica propiciará o intercâmbio e o compartilhamento de conhecimentos, metodologias e tecnologias entre as instituições”, ressaltou o procurador-geral de Justiça em Mato Grosso, Paulo Roberto Jorge do Prado.

    Segundo ele, o termo de cooperação não envolverá a transferência de recursos orçamentários. “Caberá ao Ministério Público do Estado de Mato Grosso a disponibilização de recursos e das instalações necessárias à implantação e ao funcionamento desse laboratório que permitirá, por exemplo, a localização de devedores, interpostas pessoas (laranjas), grupos econômicos informais, bens próprios e desviados, identificação de fraude contra credores e variações patrimoniais a descoberto, explicou.

    De acordo com o Termo de Cooperação, a Secretaria Nacional de Justiça e Cidadania ficará responsável apenas em fornecer treinamento e capacitação aos servidores do Ministério Público de Mato Grosso designados para gestão ou uso do laboratório de informações.

    A Rede Lab integra a estrutura da Secretaria Nacional de Justiça e Cidadania do Ministério da Justiça. Tem como objetivos o uso intensivo de tecnologia aplicada no combate a lavagem de dinheiro, o estudo e desenvolvimento de técnicas e metodologias para análise e produção de informações estratégicas, com foco na agregação de valor à produção de provas, e a difusão de conhecimentos produzidos por meio da análise de casos de alta complexidade.
    • Publicações5272
    • Seguidores41
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações73
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mp-mt-firma-parceria-com-ministerio-da-justica-para-implantacao-de-laboratorio-de-tecnologia-contra-lavagem-de-dinheiro/336278451

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)